A opção dos médicos clínicos com formação originada na residência médica, nesse momento, era pela subespecialização ou pelo trabalho em hospital. Muitos desses clínicos, em meio e a despeito disto, trabalharam, nas décadas de 1970 e 1980, como generalistas, na Atenção Primária de Saúde . Quem mais ocupou esse espaço na APS foram os médicos sem qualquer especialização, os clínicos gerais ou generalistas.
- Quando você tem dores de cabeça, abdominais, febre, enjoo, ou quaisquer outros sintomas inespecíficos, você vai ao pronto-socorro ou procura um clínico geral.
- Como dissemos anteriormente, o clínico geral possui todo o corpo humano como especialização, possuindo uma visão global do organismo humano e podendo elucidar sintomas.
- Contudo, a importância desse profissional vai ainda além, como verá pelos tópicos a seguir.
- Obviamente, para se matricular em Epidemiologia II, é preciso ter sido aprovado em Epidemiologia I.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Clínica Médica , eles são capazes de diagnosticar e tratar 80% dos problemas de saúde. Pela telemedicina, é possível dar continuidade a tratamentos, fazer o check-up da saúde e o diagnóstico com indicação para exames. Além disso, o médico clínico pode liderar uma equipe multidisciplinar de profissionais de saúde, bem como ter humanização em cada atendimento. saiba mais , realizar consultas com cuidado, para promover o melhor para a saúde do paciente, e até mesmo oferecer um bom tratamento. O médico clínico, geralmente, é aquele que atua em ambulatórios e consultórios. Então, o paciente irá até ele para descobrir o que está causando sua enfermidade e como achar um tratamento eficiente para ela.
Como O Diagnóstico É Realizado Na Clínica Médica?

Por isso, se você pensa em estruturar sua equipe para melhorar a qualidade, ter mais organização e pacientes fidelizados, vai precisar considerar muito mais do que apenas a experiência de cada profissional. Como explicado anteriormente, o clínico é o responsável principal pelo atendimento de todas as doenças não cirúrgicas em adulto e pode participar como adjuvante no acompanhamento pré e pós operatório. Suas principais áreas de atuação são o ambulatório/consultório, os plantões e a medicina interna, tanto no serviço público como no privado. Outra diferença é que o médico de família, geralmente, atua em conjunto com uma equipe multidisciplinar de saúde, realizando planos de cuidado à longo prazo. Contratar a pessoa certa para a sua clínica médica é fundamental, pois permite o pleno atendimento aos pacientes e o funcionamento da instituição. Quando as contratações são feitas por meio de um eficiente processo de recrutamento, torna-se mais fácil montar uma equipe capacitada.
As Opções De Especialização Em Medicina
A Clínica Médica originou todas as outras áreas clínicas como cardiologia, infectologia, reumatologia, oncologia, alergologia, endocrinologia, gastroenterologia, hematologia, nefrologia e pneumologia. Chama-se de clínico e, mais frequentemente de clínico geral, todo médico graduado, sem qualquer especialização. Acesse o site e conheça a nossa plataforma e todos os cursos que já estão disponíveis. Sendo assim, e pensando no bem-estar do médico, a Mediflix coloca à disposição dezenas de cursos que podem ser feitos online.

A diferença está no tratamento com abordagem generalista, porque os especialistas dessa área precisam conhecer o corpo humano de forma ampla e profunda para acompanhar várias doenças. O clínico é mais frequentemente lembrado e acionado quando um paciente tem uma doença sistêmica, sendo assistido por inúmeros especialistas, sem qualquer coordenação. Essa fragmentação é o marco, a regra atual da assistência no sistema suplementar de saúde. Isso porque a sua prática já tem espectro razoável, envolvendo saúde da mulher, da criança, do adulto e também a saúde coletiva, todos com foco na promoção, prevenção e reabilitação.