Teste ergométrico teste de esforço

· 5 min read
Teste ergométrico teste de esforço

A partir daí, o médico ao lado aumenta progressivamente a velocidade e a inclinação da esteira enquanto registra a atividade cardíaca de acordo com cada mudança na intensidade.  Ponto de Saúde cardiologista , o laudo de teste ergométrico é composto por 7 partes, as quais demonstram os resultados da análise eletrocardiográfica ao esforço realizado pelo paciente ao longo do exame. Já no braço direito do paciente, é posicionado um aparelho de pressão arterial, que irá realizar medições a cada dois minutos – antes, durante e depois do exame de esforço. Os parâmetros avaliados permitem identificar padrões de comprometimento de pacientes com patologias cardíacas e nas artérias coronárias, por exemplo, afastando ou apoiando uma hipótese diagnóstica. Como expliquei acima, o teste ergométrico serve para verificar a saúde do coração, podendo ser indicado com finalidade diagnóstica ou preventiva. Seu diferencial se deve ao fato de o exame ocorrer com o paciente submetido a esforço físico intenso enquanto tem a atividade cardíaca monitorada. O Holter de 24 horas é um exame semelhante ao MAPA, mas neste caso o aparelho fica conectado a eletrodos no tórax do(a) paciente que monitoram o coração por 24h.

Teste Ergométrico: o que é e para que serve?

O teste ergométrico é realizado em ambiente médico supervisionado por um cardiologista. Isso porque, embora seja amplamente utilizado para diagnosticar algumas doenças do coração, existem algumas situações em que ele não é recomendado por colocar em risco a saúde do indivíduo. Embora o teste ergométrico seja um exame importante na avaliação cardiovascular, ele tem algumas limitações. O teste é contraindicado, por exemplo, para pacientes com problemas ortopédicos que impeçam a caminhada, para gestantes, durante processos infecciosos agudos, diarreia ou enxaqueca. Também não deve ser realizado após determinados tipos de procedimentos, como punção de tiroide, biópsia de mama, entre outros.

Como deve ser o preparo para o teste

  • Sempre siga as instruções do seu médico e da equipe médica durante o procedimento.
  • Associada à técnica do doppler, a ultrassonografia (também chamada de ecodoppler ou ainda ecocolordoppler) permite a avaliação do fluxo sanguíneo.
  • São observados e analisados os sintomas, o comportamento da frequência cardíaca, da pressão arterial e do eletrocardiograma.
  • Para pessoas com pele sensível pode ser recomendado não expor diretamente ao sol a região onde os eletrodos foram adesivados.
  • Acreditamos que todos têm o direito de entender e cuidar de sua saúde, e é com esse objetivo que trabalhamos todos os dias.

Nos casos em que há desconfiança de alteração nas estruturas cardíacas, um exame cardíaco a ser realizado, geralmente, é o Ecocardiograma Transtorácico com Doppler. Quando os check-ups iniciam cedo, conforme o recomendado, há maiores chances de as visitas periódicas ao cardiologista tornarem-se um hábito. Sem contar que o receio em realizar os exames do coração ou de que algo esteja, de fato, afetando a saúde deixa de existir, já que a atenção está voltada para a prevenção. A Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA) serve para observar o comportamento da pressão arterial ao longo de 24 horas. Para isso, é preciso usar um aparelho colocado na cintura e conectado (por um tubo de plástico fino) a uma braçadeira.

  • Ele é feito com o paciente caminhando ou correndo em uma esteira rolante, ou pedalando em uma bicicleta ergométrica durante alguns minutos.
  • Desse modo é realizada análise da capacidade física do indivíduo, da resposta da pressão arterial ao exercício, e possíveis alterações do funcionamento cardíaco.
  • O Teste Ergométrico é um exame que avalia o desempenho cardíaco durante o esforço físico.
  • Geralmente, é um exame realizado como diagnóstico inicial do paciente, pois costuma apresentar a condição cardíaca do(a) paciente em repouso.
  • As arritmias são alterações no ritmo do coração, que podem ser detectadas durante o exercício físico.

Cuidados após o teste ergométrico

Geralmente, 10 eletrodos são colocados no tórax do paciente para o registro das ondas do eletrocardiograma. É importante mencionar que existem contraindicações para o teste ergométrico, como explico mais à frente. Simultaneamente, acontece um eletrocardiograma contínuo, gravado em computador, que registra o funcionamento do coração nas diversas etapas do exame. Por isso, é também chamado de teste de esforço ou eletrocardiograma de esforço.

A importância do diagnóstico precoce da cardiopatia congênita

Nesse contexto, os testes genéticos contribuem para a confirmação diagnóstica e para o aconselhamento genético da família, com impacto também nas orientações e conduta terapêutica. A ressonância magnética possibilita uma visualização detalhada da região cardíaca. Com ela, pode-se registrar imagens anatômicas, bem como avaliar o funcionamento do coração de ângulos diferentes. Já entre os principais riscos cardiovasculares, aparecem o sobrepeso e a obesidade, o diabetes e o colesterol total elevado. Além desses, o tabagismo também aumenta as chances de ter uma doença cardiovascular. Levando em consideração os dados acima, além do esforço físico, torna-se importante, continuar a monitorização eletrocardiográfica durante a recuperação pelo tempo recomendado pelas diretrizes de cardiologia. Embora o teste ergométrico seja uma ferramenta valiosa, ele tem algumas limitações.

Alex se despede de ex-presidente do Coritiba que virou sogro e conta bastidor da ida ao Palmeiras

A ultrassonografia, ou ecografia, é um procedimento médico de diagnóstico por imagem utilizado para avaliar diversas estruturas do corpo. As imagens são criadas, em tempo real, através da emissão/recepção de ondas sonoras por  um dispositivo em contato, o transdutor, com a pele do paciente. Ao seguir as indicações do cardiologista, mesmo quem possui predisposição a desenvolvê-las diminui o risco de ter a saúde ser prejudicada por qualquer uma das patologias que podem prejudicar o coração. As pessoas que seguem essas quatro recomendações estão se prevenindo de doenças coronarianas e diminuindo a possibilidade de que sua saúde seja afetada pelos maus hábitos de vida. Antes do exame, seu médico vai realizar um exame físico em você e perguntar sobre seu histórico completo de saúde. Além de saber como é feito o exame da esteira, também é preciso entender como se preparar para esse teste. No entanto, seu risco de sofrer essas reações durante o teste é baixo, pois seu médico vai examiná-lo com antecedência e avaliar se deve fazer o exame. O teste geralmente dura de 10 a 15 minutos, mas pode durar mais tempo em casos que necessitem de mais tempo de análise. O médico pode interromper o teste a qualquer momento se o paciente apresentar algum sintoma ou sentir-se mal. É importante ressaltar que a interpretação dos resultados deve ser feita por um médico especializado e levar em consideração o histórico clínico completo do paciente e, eventualmente, outros exames. No entanto, é importante ressaltar que o Teste Ergométrico não é indicado para todos os pacientes e a realização do exame é sempre supervisionada por equipe médica especializada. Em casos de pacientes com falta de ar, por exemplo, é possível saber se a origem é cardiovascular ou pulmonar, ou ambos —e ainda se a pessoa apenas está "fora de forma". Devido aos eletrodos, pode ser necessário raspar os pelos para possibilitar a adesão (geralmente o procedimento é feito no local, mas pode ser solicitado que o próprio paciente se depile). Pelo mesmo motivo, não se deve utilizar pomadas ou cremes na região no dia do exame.

Quando e quem deve fazer o teste ergométrico

Faça uma refeição pelo menos 2 horas antes ou coma alimentos leves 1 hora antes. O teste dura cerca de 20 minutos, sendo em média 10 minutos de exercício e 6 minutos de recuperação. O protocolo de exercício deverá ser concluído, preferencialmente por exaustão ou fadiga muscular. O paciente deve evitar expor o tórax desprotegido ao sol nas 72 horas que se seguem ao exame, pois pode surgir irritação na pele devido ao uso de gel para fixação dos eletrodos. O teste ergométrico deve ocorrer em local apropriado, com equipamento e vestimenta adequados (roupas leves e tênis). Nesse cenário, o médico observa os sinais e sintomas que surgem durante e após o esforço.